Se você já faz parte do universo business há algum tempo, certamente já se deparou com esta sigla. Você sabia que a ESG representa o próximo passo rumo a um universo de negócios mais acessível, inclusivo e sustentável?

 

Quando o assunto é o mercado livre de energia, o conceito também não fica de fora. Afinal, pessoas físicas e jurídicas buscam soluções cada vez mais escaláveis e amigas do verde, em vez das poluentes opções tradicionais.

 

ESG: O que é?

 

Trata-se da sigla em inglês para Environmental, Social and Governance (Ambiental, Social e Governança, em tradução livre). De maneira resumida, o conceito se refere a um conjunto de critérios que buscam avaliar o desempenho das empresas com base em iniciativas de sustentabilidade e de responsabilidade social.

 

Durante muitos séculos, práticas predatórias criaram verdadeiras cicatrizes no meio ambiente e nos arranjos sociais. O ESG visa mudar esse cenário por meio do incentivo de boas práticas empresariais.

 

Quais são os compromissos das práticas ESG?

 

Quer fazer com que a sua empresa se transforme em um verdadeiro agente de mudança para o planeta? Esses são os principais compromissos que você deverá abraçar de agora em diante:

 

  • Meio ambiente: Todas as iniciativas empresariais deverão reduzir o impacto ambiental. A redução de gases poluentes, o uso eficaz de recursos naturais ou mesmo a utilização de equipamentos mais econômicos e sustentáveis são verdadeiros diferenciais nessa empreitada;
  • Sociedade: Seus esforços não valerão de nada se não puderem trazer algo de positivo às pessoas. Experimente investir uma parcela dos seus ganhos para promover educação, cultura, saúde e a promover diversidade e inclusão nos ambientes corporativos;
  • Governança: Tanto colaboradores quanto clientes se sentem mais confortáveis em fechar negócio quando os processos e ações são transparentes. O combate à corrupção também é um grande diferencial.

 

Por que as práticas ESG são tão importantes?

 

Se o seu negócio está disposto a abraçar o verde e as causas sociais mais nobres, saiba de uma coisa: outros empresários com o mesmo propósito que você começarão a perceber e a valorizar os seus esforços.

 

Investidores socialmente responsáveis têm buscado companhias que se dedicam a esta importante causa. Afinal, recursos são aplicados não somente porque eles são capazes de gerar valor aos acionistas; eles também permitem que a sociedade e o meio ambiente respirem aliviados.

 

Assim como os acionistas têm prestado bastante atenção em boas práticas, os consumidores também seguem a mesma linha. Negócios que abraçam responsabilidades sociais e o ecossistema tendem a construir uma reputação mais sólida e duradoura que outras opções predatórias, normalmente vítimas de algum escândalo midiático após algum período.

 

Outra questão bastante interessante sobre as práticas ESG está na captação de talentos: grandes profissionais preferem grandes empresas para trabalhar, afinal de contas. Para que a sua empresa cresça, é necessário atrair os funcionários certos, da maneira certa.

 

Como as práticas ESG afetam o mercado livre de energia?

 

A resposta por trás deste questionamento possui vários pontos fundamentais. Eis os principais:

 

  • Prospecção de clientes conscientes: Todos os que desejam cuidar do meio ambiente preferem soluções sustentáveis. Clientes que valorizam tais práticas preferem, sempre que possível, permanecer ao lado de empresas que perpetuam esses princípios;
  • Diferenciação competitiva: Empresas fornecedoras de energia que fazem uso de fontes renováveis têm um verdadeiro diferencial em mãos. Elas se destacam em meio a todas as outras, pois são capazes de proporcionar serviços de altíssima qualidade sem aumentar as emissões de carbono na atmosfera;
  • Competitividade: Muitas das opções renováveis de fornecimento de energia permitem às empresas praticarem valores ainda mais competitivos que a média;
  • Estímulos positivos: Práticas ESG fazem com que outras fornecedoras de energia pensem em investir em soluções limpas e renováveis. Trata-se de um estímulo muitas vezes completamente natural e orgânico.
  • Variedade: Em vez de trabalhar somente com combustíveis fósseis ou hidrelétricas, que tal contratar serviços de energia eólica ou solar, por exemplo?

 

Considerações finais

 

Este poderoso movimento internacional está ajudando empresas e consumidores a fazerem escolhas cada vez mais sustentáveis e conscientes. Como era de se esperar, o mercado livre de energia também é bastante impactado (de maneira positiva, é claro) pelas práticas ESG.

 

Os valores negociados em contratos podem ficar ainda mais interessantes econômicos: além do mais, você terá a consciência de que está contratando um serviço de qualidade e que tem compromissos estreitos com as pessoas e com o verde.

 

Por se tratar de um segmento novo e em rápida expansão, o mercado livre de energia tem abraçado as práticas ESG para proporcionar os melhores serviços, preços e exemplos a todos. O que está esperando para começar? Entre em contato conosco e saiba mais!

Aproveite e compartilhe
Share on email
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Deixe uma resposta

Comentários