Todas as semanas, sempre às segundas-feiras, nós postamos o PLD (Preço de Liquidação das Diferenças) em todas esses sociais: Instagram, Facebook e Linkedin.
Mas, afinal, você sabe o que é e por qual motivo é importante monitorar essas variações?
>> O QUE É:
O PLD é um valor determinado diariamente para cada patamar de carga, com base no Custo Marginal de Operação, sendo limitado por preço máximo e mínimo vigentes para cada período de apuração e para cada submercado.
>> E O QUE ISSO SIGNIFICA, NA PRÁTICA?
O mercado de energia brasileiro é dividido em quatro submercados: Norte, Nordeste, Sul e Sudeste/Centro-Oeste. Esses subsistemas estão todos interligados e conectados através do Sistema Interligado Nacional (SIN), permitindo transferências de energia entre eles.
Esse cálculo dividido por submercado é utilizado para valorar os volumes de energia liquidados – diferença entre energia contratada e consumida ou gerada – na CCEE (Câmara de Comercialização de Energia Elétrica).
“Os compradores de energia (empresas) não necessariamente precisam entender sobre essas variações e movimentações de mercado, por isso precisam confiar as suas demandas de energia a um agente especializado que domine este setor, para assim encontrar as melhores fontes de energia, traçar estratégias e garantir o melhor preço disponível”, explica o CEO da Vektor, Sandro Bittencourt.